O serviço de verificação da condição de funcionamento de um equipamento ou instalação, efetuado pela DMC, permite identificar se uma máquina ou grupo de máquinas está a funcionar adequadamente.

A verificação da condição de funcionamento, efetuada pelos serviços da DMC, pode ocorrer em diversas circunstâncias:

  1. Antes ou depois de uma paragem para manutenção;
  2. No arranque de uma máquina nova;
  3. Caso exista uma suspeita de um comportamento anormal.

Controle de Condição com o Diagnóstico de Avarias e Problemas

Tabela 1- Comparação do método do Controle de Condição com o de Diagnóstico de Avarias e Problemas

 Acompanhamento da tendênciaVerificação da condiçãoDiagnóstico de avaria e problemas
Altura das MedidasLeituras tiradas a intervalos regulares com a máquina em serviçoLeituras feitas uma vez com a máquina em serviçoQuando o problema se manifestar ou depois da ocorrência da avaria
Medidas QualitativasOs operadores qualificados que estiverem junto das máquinas podem elaborar uma tendência subjetivaAtividade típica de um técnico quando verifica uma máquina em serviçoQuando uma máquina para a inspeção das componentes pode indicar a causa do problema
Medidas QuantitativasO registo e interpretação do resultado de medidas regulares dá um período de aviso em relação aos problemas da máquinaOs valores numéricos permitem comparação com normas ou outras máquinas similares conhecendo-se a condição do equipamentoOs resultados das inspeções podem ser analisados com detalhe considerável fornecendo informação sobre as possíveis causas do problema

Controle de Condição

  • A verificação da condição tem lugar através da medição de um parâmetro, numa determinada altura, inferindo-se deste modo o estado da máquina.
  • Para ser efetiva, a medição tem de ser precisa, quantificável devendo também ser conhecidos valores limites a não exceder por mais de um certo número de horas de serviço.
  • Os valores limites, para serem estabelecidos, requerem uma larga experiência anterior com o tipo particular de máquina em causa.
  • A verificação da condição é, portanto, menos flexível que o acompanhamento de tendência, especialmente no que se refere ao tempo de aviso antes da avaria.

Na figura mostra-se os resultados de um estudo levado a cabo na Grã-Bretanha, em 1978 sobre quais os sectores industriais que se adequam à aplicação da manutenção preditiva.