Responder aos desafios da indústria automóvel

A manutenção preditiva na indústria automóvel é um desafio permanente ao qual a DMC responde com uma ampla gama de serviços e sistemas na área da manutenção preditiva.

Efetivamente um segmento da engenharia de produção que está em constante mudança é o da indústria automóvel.

A inovação permanente a confiança constante em investigação e desenvolvimento significam que as novas ideias para otimizar a produção estão sempre entrando em utilização. Assim que um fabricante encontra um novo e melhor método de produção, os concorrentes são rápidos em estudar a inovação e decidir se ela funcionará com eles.

Robotic Arm modern industrial technology. Automated production c

Acompanhar o processo, procurando a simplicidade

Mas, longe de complicar o processo, a boa notícia é que as técnicas usadas no monitoração de condição são permanentemente atualizadas para acompanhar a tecnologia de produção. Na previsão de monitorização e reparação, não é surpresa que aqueles que estão por trás das técnicas de controlo de condição de máquinas tenham uma boa ideia de como os procedimentos de produção irão progredir e estabelecer as técnicas de monitorização com antecedência.

a DMC pode ajudar com o vasto conhecimento que disponibiliza na área das tecnologias de manutenção preditiva:

  • Vibrações;
  • Termografia;
  • Ultrassons;
  • Emissão acústica

Superar os desafios da indústria automóvel

Na indústria automóvel em particular, a saúde geral das máquinas pode ser comparada com a do produto acabado, o automóvel. A primeira área a ser estudada é a história da máquina, para ver quais falhas podem ter sido desenvolvidas no passado e como elas foram respondidas.

Outro aspeto que diferencia a produção automóvel de muitas áreas de engenharia é a grande quantidade de processos diferentes, os materiais usados e os tamanhos variados dos componentes. Frequentemente, máquinas menores são usadas para a produção de componentes maiores, de modo que os processos e métodos de monitorização de condição se adaptaram pró-ativamente para poder prever quando uma peça de máquina vai precisar de atenção.

Este facto constitui um desafio na implementação de uma manutenção preditiva eficaz, que exige a maior capacidade técnica disponibilizada pela DMC.

Com os automóveis modernos, com até 30.000 componentes, é essencial que a monitorização acompanhe as inovações na indústria automóvel. Foi assim necessário desenvolver sistemas e técnicas para não apenas reparar, mas também analisar cada máquina ao longo da linha de produção, mantendo toda a fábrica a funcionar sem problemas, analisando corretamente os menores detalhes para construir uma imagem maior.