Deteção de avaria num rolamento a rodar a 10 RPM

Introdução

Neste artigo descreve-se como se procedeu à deteção de uma avaria num rolamento a rodar a 10 RPM, com medição de emissão acústica. Este rolamento pertencia a uma chumaceira de uma prensa, numa fábrica de pasta de papel.

Na indústria, as máquinas a funcionarem a muito baixa velocidade de rotação são frequentemente críticas para o processo produtivo e, simultaneamente, de grandes dimensões, o que significa que processos como os mecanismos geradores de fricção e de impactos apresentem, normalmente, uma baixa relação entre o sinal produzido e o ruído de fundo.

É neste tipo de aplicações que a Medição de Emissões Acústicas (AE) e nomeadamente a medição de emissão acústica em rolamentos, ganha relevo, ao possibilitar de uma forma simples, mas eficaz, a deteção da atividade produzida pelos mecanismos de degradação de um rolamento mesmo a baixas velocidades de rotação.

avaria num rolamento a rodar a 10 RPM 1

As medições – avaria em rolamento a 10 RPM

No decurso do seu trabalho de inspeção de máquinas, com medição de emissão acústica, no âmbito do programa de manutenção preditiva de uma fábrica de pasta de papel, foi detetada uma subida dos níveis numa chumaceira.

No gráfico são apresentados os resultados do parâmetro Distress e do parâmetro dB medidos no ponto D2.

A análise dos dados recolhidos revela que a amplitude do parâmetro Distress apresenta valores ligeiramente superiores ao limite estabelecido. O parâmetro dB apresenta amplitudes inferiores ao limite estabelecido. 

A auscultação do ruído emitido pelo rolamento revelou a presença de impactos com algum significado.

Recomendação efetuada – avaria num rolamento a rodar a 10 RPM

Na conclusão do trabalho de diagnóstico foi recomendada a programação da substituição do rolamento.

Na fotografia a seguir apresentada pode-se ver o que se constatou existir.

avaria num rolamento a rodar a 10 RPM 2

Conclusão

Com o programa de manutenção preditiva conseguiu-se evitar uma paragem prolongada, não planeada.

O investimento efetuado nos serviços de manutenção preditiva da DMC teve, só com a deteção desta avaria, um retorno muito elevado.

Similar Posts