1 – Introdução

Neste artigo apresenta-se um exemplo prático de integração da medição de vibrações e termografia em correias, em rotinas de inspeção.

2 – O caso prático de medição de vibrações e termografia em correias

No relatório de um turno da operação de uma linha de produção, foi registado um ruído anormal e temperatura elevada numa máquina. Foi solicitado à inspeção de equipamentos dinâmicos que averiguasse do que se tratava.

  • O resultado da medição de vibrações

Por um lado, a análise de vibrações por meio dos espectros de frequências recolhidos, com um analisador de vibrações e coletor de dados, não revelou a presença de frequências associadas ao desenvolvimento de anomalias.

  • O resultado da termografia

Por outro lado, na inspeção termográfica efetuada constatou-se que a polia do motor apresentava uma temperatura máxima de 100 ºC.

Medição de vibrações e termografia em correias figura 1

Figura 1 – Temperatura máxima registada 100.2 ºC antes da intervenção

Em consequência, foi recomendado efetuar a substituição da correia de transmissão que, para além da temperatura elevada, já apresentava algum desgaste.

Seguidamente, na inspeção termográfica efetuada após a intervenção, verificou-se uma diminuição da temperatura na polia de transmissão, passando de 100.2 ºC para 34,6 ºC.

Figura 2 – Após intervenção a temperatura máxima registada foi 34,6 ºC

3 – Os meios de inspeção

Do referido resulta que a facilidade do diagnóstico efetuado, resulta da inspeção estar equipada com equipamentos e software de relatórios que lhe permitem implementar estas tecnologias com facilidade.

4 – Conclusão – medição de vibrações e termografia em correias

De facto é sabido que calor gerado pelo escorregamento de correias é muito fácil de detetar com termografia. Desta forma, esta técnica é perfeitamente complementar à medição de vibrações quando se inspecionam máquinas acionadas por correias.

Daqui resulta que, quando se inspecionam máquinas com acionamentos por correias e se suspeita de uma anomalia, é essencial efetuar uma termografia a par da medição de vibrações