Artigos Técnicos

Caso prático de inspeção mecânica – intervenção durante paragem fabril

A situação

A DMC  –  Engenharia e Sistemas Ibéricos, Lda. efetuou, a supervisão da montagem e nivelamento dos ventiladores, dos alinhamentos do acionamento do rolo e montagem e aperto de rolamentos novos nos ventiladores de ar de combustão durante a paragem fabril, para manutenção.

Nivelamentos dos ventiladores

Os valores de nivelamento registados são apresentados na Figura 1. Conforme se pode observar, os desvios registados estão dentro da tolerância especificada.

Figura 1 – Condição de nivelamento final dos Ventiladores

Acionamento do rolo

Foi efetuada a substituição da caixa redutora, tendo a DMC realizado o alinhamento do redutor/rolo e motor/redutor. Os valores finais de alinhamento são os seguintes:

Figura 2 – Condição de alinhamento final, redutor/rolo e motor/redutor do acionamento do Rolo

Ventilador de ar de combustão

Foram substituídos os rolamentos, chumaceiras, vedantes e correias de transmissão.

Foi efetuado o acompanhamento do posicionamento e aperto dos rolamentos. Após o ajustamento do casquilho cónico ao veio e ao rolamento, a porca de aperto rodou 90º.

Foi verificado o alinhamento dos tambores de gornes do motor e do veio. Foi verificado a tensão das correias.

Nota: O veio do ventilador na zona dos rolamentos está batido devido ao mau aperto dos rolamentos efetuado anteriormente.

Figura 3 – Condição do veio na zona de aperto dos rolamentos.

Base de apoio das chumaceiras

Verifica-se que as chumaceiras apertam diretamente na estrutura com uma superfície de apoio irregular. A chumaceira deve estar apoiada numa superfície planificada, que é uma chapa de aço de 10 mm soldada à estrutura e maquinada.

Figura 4 – Estrutura do ventilador onde as chumaceiras apertam, mostra a ausência de uma superfície planificada para a chumaceira apoiar

Figura 5 – Base da chumaceira. São visíveis os pontos de contacto da chumaceira à base.

Ventilador de ar de combustão

Foram substituídos os rolamentos, chumaceiras e vedantes e aros.

Foi efetuado o acompanhamento do posicionamento e aperto dos rolamentos. Após o ajustamento do casquilho cónico ao veio e ao rolamento, a porca de aperto rodou 90º.

Nota: O veio do ventilador na zona dos rolamentos está batido devido ao mau aperto dos rolamentos efetuado anteriormente.

Os rolamentos que foram substituídos estavam desapertados As chumaceiras estavam batidas tendo sido substituídas.

Figura 6 – Imagem da chumaceira batida.

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